Brasileirão

Flamengo sai na frente, mas sofre empate do Palmeiras no Allianz

Rubro-Negro atuou grande parte do jogo com time misto

Palmeiras e Flamengo protagonizaram jogo brigado em São Paulo
Palmeiras e Flamengo protagonizaram jogo brigado em São Paulo |  Foto: Gilvan de Souza/CRF
 

Deu empate no duelo entre os dois melhores elencos do país. Palmeiras e Flamengo ficaram no 1 a 1 neste domingo (21), no Allianz Parque, com gols de Victor Hugo e Raphael Veiga. O Rubro-Negro atuou grande parte do jogo com o time misto e não conseguiu diminuir a vantagem do líder do Brasileirão.

Empurrado pelo barulho da torcida, o Palmeiras iniciou o duelo em ritmo alucinante, subindo suas linhas e aplicando uma verdadeira correria nos primeiros minutos. Logo no primeiro minuto, Raphael Veiga recebeu na intermediária e chutou forte, mas Santos defendeu de forma tranquila.

Diante do ímpeto palmeirense, o Flamengo pouco encostou na bola nos primeiros cinco minutos. Quando roubava a bola, era desarmado logo em seguida diante da forte reação pós-perda do time de Abel Ferreira. Por outro lado, o Rubro-Negro mostrava boa consistência defensiva durante a blitz inicial.

Passada a tentativa inicial de pressão, o Flamengo conseguiu pisar mais no campo ofensivo e deu sua primeira finalização aos 14 minutos. Após rodar a bola na intermediária, a presença surpresa de David Luiz para receber na entrada da área e finalizar, mas Weverton segurou sem dificuldades.

Pouco depois, aos 17 minutos, falta perigosa para o Flamengo na lateral direita do campo. Marinho bateu com efeito e Lázaro desviou de cabeça na altura do primeiro pau, mas a bola foi novamente na direção de Weverton. Na tentativa de sair rápido, o goleiro foi derrubado por Pablo e houve um princípio de confusão.

O duelo ficou bastante disputado na região central do campo. As equipes ameaçavam com cruzamentos perigosos, mas sem conseguir finalizar as jogadas. A tensão era realmente de uma decisão de campeonato - embora o Flamengo não estivesse com sua força máxima.

No entanto, aos 28, o Flamengo mostrou a força do seu conjunto com a força tática. Ayrton Lucas avançou pelo lado esquerdo, foi à linha de fundo e cruzou no centro da área. Victor Hugo infiltrou entre os defensores e subiu sozinho para cabecear no cantinho e abrir o placar. Visitantes na frente. 

O Rubro-Negro ainda teve grande chance de ampliar logo na sequência. Aos 31, em trabalhada da zaga palestrina no jogo aéreo, a bola sobrou viva para Pablo, na frente do gol. Mas o zagueiro acabou pegando muito embaixo na cabeçada e mandou por cima do travessão.

Em resposta, o Palmeiras quase empatou aos 37. Após rebatida de Pablo em cruzamento, a bola sobrou para Zé Rafael na entrada da área. O volante soltou o pé e o chute ainda desviou na zaga, matando o goleiro Santos. Caprichosamente, ela saiu à esquerda da meta, muito perto da trave.

Mesmo com a vantagem no placar, era o Flamengo que se mostrava mais à vontade em campo. O Palmeiras tentava acelerar o jogo e exagerava nos erros de passes. Com poucos toques na bola, o Rubro-Negro chegava em situação favorável perto da área dos mandantes.

O primeiro tempo chegou ao fim com o Flamengo mais próximo de marcar o segundo do que sofrer o empate. Dorival Júnior teria 15 minutos para fazer ajustes pontuais e voltar ao segundo tempo à procura do contragolpe perfeito para matar o jogo e voltar para o Rio de Janeiro com os três pontos.

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa complementar novamente tentando impor uma pressão nos minutos iniciais. Nos primeiros três minutos, em dois avanços pelo lado direito, com Raphael Veiga e Rony, Santos precisou interceptar cruzamentos muito perigosos para evitar o gol de empate.

Aos 4, depois de cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Zé Rafael subiu sozinho, no primeiro pau, mas errou a cabeçada e desperdiçou grande chance de igualar o marcador. O lance serviu para levantar a torcida palmeirense, que voltou a fazer bastante barulho nas arquibancadas.

O Flamengo respondeu aos 6. Lázaro foi acionado pelo lado esquerdo e tirou dois defensores na jogada individual, ficando cara a cara com Weverton. Sem ângulo bom para a finalização, ele acabou chutando em cima do goleiro, que saiu e cresceu na frente do atacante. 

Nova chance do Rubro-Negro aos 11. Ayrton Lucas foi acionado pela esquerdo, cortou para dentro e bateu de direita para defesa de Weverton. O goleiro saiu rápido, a bola chegou do outro lado do campo e Pablo tentou recuar de cabeça, tirando a bola de Santos. Rony disparou para empurrar para o gol, mas o goleiro se recuperou de forma incrível e evitou o gol.

O Palmeiras chegou a empatar o duelo aos 15 minutos. Após linda tabelinha da dupla, Dudu ajeitou de calcanhar e Raphael Veiga soltou a bomba de canhota. Mas o bandeirinha assinalou corretamente a posição de impedimento do meia, anulando o gol palmeirense.

Na sequência, no entanto, o gol saiu. Aos 20, em mais uma trama de passes rápidos no campo de ataque, Raphael Veiga recebeu de Dudu, girou o corpo e, da entrada da área, bateu colocado no cantinho, tirando Santos da jogada e empatando o placar. Belo gol para deixar tudo igual.

O gol causou movimentações no banco do Flamengo. Dorival Júnior optou por colocar os titulares Everton Ribero e Pedro, tirando Victor Hugo, autor do gol rubro-negro, e Marinho, respectivamente. Enquanto isso, o Verdão seguia avançando ao ataque em busca da virada.

Sem conseguir repetir o mesmo padrão da primeira etapa, o técnico rubro-negro fez novas alterações aos 30. Vidal, Arrascaeta e Gabigol renderam João Gomes, Lázaro e Cebolinha. Desta forma, os principais titulares da equipe carioca voltavam a estar em campo. 

Nos 10 minutos finais, a intensidade e o ritmo do jogo diminuiram, mas ainda com o Palmeiras com maior posse de bola. Rodando a bola à procura de espaço, o time mandante impedia que o Flamengo, com sua energia renovada pelas substituições, tentasse criar algo no campo ofensivo.

A última chance de perigo a favor dos visitantes foi aos 40 minutos. Depois de lançamento longo, Pedro fez o pivô e ajeitou com o peito para Arrascaeta. O meia emendou o chute de primeira e mantou à direita da meta de Weverson, tirando tinta da trave.

Já o Palmeiras teve mais uma oportunidade para conseguir a virada aos 44. Murilo achou Gustavo Scarpa livre na ponta esquerda e fez o lançamento. O meia cruzou na área e a bola cruzou toda a extensão até chegar no segundo pau para o corte de Pablo. Na sobra, Wesley chutou e carimbou a defesa.

No último lance do jogo, aos 49, após sequência de escanteios a favor do Palmeiras, Piquerez ficou com a sobra da defesa na entrada da área e soltou a bomba de direita. Santos só olhou e a bola passou muito perto da trave esquerda da meta rubro-negra.

Com o empate, o Palmeiras aumentou a vantagem na liderança, chegando aos 49 pontos. Já o Flamengo perdeu uma posição com a vitória do Fluminense e caiu para o terceiro lugar, com 40. O Rubro-Negro ainda pode ser ultrapassado pelo Corinthians, que joga também neste domingo, às 18h, fora de casa contra o Fortaleza.

< Terceiro uniforme do Vasco terá referências a Portugal Vacinação contra gripe é mantida em 55 pontos de São Gonçalo <